Sobre Nós

 

 APRESENTAÇÃO

                     Pertencemos à quarta maior família cristã do mundo, conhecidos como anglicanos ou episcopais.   Essa comunidade internacional, composta por mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, partilha a visão comum que se originou do Cristianismo que se desenvolveu na Grã-Bretanha, influenciando, especialmente, a Igreja da Inglaterra, porém não fazemos parte da Comunhão Anglicana (Cantenbury), sendo assim não temos  vínculos oficiais com o Arcebispo de Cantuária, mas o consideramos como um símbolo de unidade entre os cristãos anglicanos.  Somos uma igreja autônoma,  e  fazemos  parte da The Communion of Evangelical Episcopal Churches. 

                      Na estrutura mundial da The Communion of  Evangelical Churches   somos a   Arquidiocese Thomas Cranmer.   Nossa Arquidiocese está vinculada a The Communion of Evangelical Churches através da Province of St. Peter, que tem como  Arcebispo Presidente The Most Rev. Dr. Russ McClanahan, que vive juntamente com sua esposa em Tallahassee, Florida, USA.     Porém  nos  sentimos unidos a todas as jurisdições  cristãs  tradicionais, por laços  de fraternidade e companherismo cristão. A Igreja Anglicana do Brasil quer ser uma igreja anglicana autêntica, respeitando todas  as correntes  legitimas do  anglicanismo histórico, ou seja: seremos uma igreja com “Amor Católico aos Pais da Igreja e Lealdade Bíblica à Reforma”,  e  esse será o nosso lema. Queremos viver e proclamar o "ethos" anglicano em sua plenitude. Somos uma igreja “embrião”, mas que crescerá na medida que o Senhor nos estiver abençoando e dirigindo, tudo no “Kairós” de Deus. E nesse espírito de solidariedade e amor conclamamos todos os cristãos de boa vontade e coração limpo para caminharmos em união, ainda que não denominacional, porém em Espírito e Verdade para juntos transformarmos a nossa sociedade através dos ensinamentos de Nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo. E que acima dos interesses particulares de nossas denominações tenhamos em vista alcançar aqueles que sofrem e são desprezados. Sejamos como o Bom Samaritano que não quis saber a quem ajudava, diferentemente daqueles que se arvoravam em tradições, porém não tinham o principal, ou seja o AMOR, que é o mais sublime dos dons. 
 

  

DOUTRINAS DO ANGLICANISMO HISTÓRICO

                        Portanto nós não somos uma igreja nova, somos uma igreja continuante, pois continuamos a acreditar em tudo o que a Igreja de Inglaterra sempre aceitou e praticou. Portanto defendemos e proclamamos a fé católica e apostólica, sendo que nossas doutrinas se encontram na Bíblia Sagrada, que aceitamos como a palavra inspirada de Deus, fonte primordial da Fé Cristã, interpretadas à luz da Tradição, da Razão e da Experiência, nos Credos Apostólico e Niceno-Constantinopolitano que foram escritos no tempo da igreja indivisa e constitui a confissão normativa da fé católica ainda hoje. A fé, a ordem e as práticas Anglicanas estão expressas no Livro de Oração Comum, nos Ordinais dos séculos XVI e XVII, nos 39 Artigos de Religião da Igreja da Inglaterra, que contém o sumário de nossa fé e mais resumidamente no Quadrilátero de Lambeth-Chicago de 1886-1888 como sendo um documento onde se resume os pontos de unidade fundamentais do Anglicanismo Histórico, evidenciados pela indivisível Igreja Católica, em relação as demais denominações cristãs, com o cunho de se estabelecer os princípios pelos quais o Anglicanismo busca a Unidade da Igreja Cristã. Aceitamos os dois sacramentos do Evangelho, o Santo Batismo, através do qual somos aceitos como membros da Igreja de Cristo, sendo que tal graça é complementada na confirmação, e na Santa Comunhão, que nos unem ao sacrifício de Cristo Jesus que nos alimenta com seu corpo e sangue. Estes dois sacramentos foram instituídos pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Os demais ritos sacramentais da Igreja também são aceitos, apesar de não terem sido instituídos por Cristo, mas reconhecemos serem em parte estados de vida aprovados nas Escrituras: a Confirmação, Penitência, Ordens, Matrimônio e a Unção dos enfermos. Aceitamos o Tríplice Ministério através das Sagradas Ordens de bispos, presbíteros e diáconos, de acordo com o ensino da tradição da Bíblia e da Igreja, sendo que as mulheres podem participar das Sagradas Ordens de presbíteros e diáconos. Obedientes ao mandato de Jesus Cristo, nós somos chamados à missão e ao evangelismo no poder do Espírito Santo. Fazemos parte do Movimento Convergente, que deseja reunir vários aspectos do Cristianismo, sob o "ethos" anglicano. Este relato é somente uma pequena apresentação da Igreja Anglicana do Brasil, uma denominação que define o Anglicanismo como a ortodoxia inglesa, desenvolvida desde o princípio da presença da fé cristã nas Ilhas Britânicas até os dias atuais. Então, em nosso uso, o Anglicanismo inclui suas origens celtas, suas raízes patrísticas, a igreja medieval, a reforma protestante, o avivamento evangélico de Jonh Wesley, o movimento de Oxford e a renovação carismática moderna

  

História

 

                Igreja Episcopal Latina do Brasil (I.E.L.B.); antiga Igreja, Católica, Apostólica e Reformada. Parte integrante e indissolúvel da Igreja Una Santa, Católica e Apostólica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Seus bispos têm a sucessão apostólica da Igreja Católica Apostólica Romana. Reconhece como fontes de fé a Tradição, a Bíblia Sagrada e o Magistério dos Padres da Igreja, proclamam e mantêm firmemente a doutrina e o ministério da Igreja Una Santa, Católica e Apostólica. Tem, por tanto, tradições protestantes e católicas, antigas e reformadas, progressistas e conservadoras. É uma Igreja que prega ao Cristo ressuscitado, trabalha para a extensão do Reino de Deus.